Centro Odontológico Dr. Teófilo Marques Seu tratamento dentário em um só lugar
Início A Clínica Equipe Tratamentos Especial Convênios Fale Conosco
ORIENTANDO O PACIENTE
Orientando o Paciente / Dentadura

Coroas

Coroas

Indicação:
- Dentes com cáries muito extensas
- Dentes fraturados ou perdidos
- Reestabelecimento da função mastigatória e /ou estética

O Tratamento:
A coroa restaura o tamanho e formato original do dente. É feito preparo e moldagem. Essa moldagem é usada para se criar um modelo de dente que é enviado a um laboratório que criará uma coroa de porcelana ou de resina (da cor do dente). Essa coroa é então fixada na raiz do dente.

Vantagens:
As coroas são resistentes, estéticamente satisfatórias, reestabelecem a função mastigatória e de oclusão. Elas mantém o formato original.

Próteses Fixas

Próteses Fixas

Simulação de Prótese fixa Metal-Free (perda de um dente)

Prótese fixa: uma das formas de substituir a falta de dentes.

Indicada para:
- Falta de dente ou dentes
- Problemas de mordida (oclusão) por um mal posicionamento dos dentes
- Estética comprometida pela falta de dentes
- Para melhorar a mastigação
- Para ter uma solução permanente em substituição a Próteses removíveis

A prótese fixa (ou ponte) é geralmente fixada em dois ou mais dentes. Dentes artificiais são confeccionados em um laboratório e colocados entre esses dentes para preencher o espaço criado pelo dente faltante. Essa ponte é então fixada na superfície desses dois dentes, criando uma aparência de novos dentes. Vide figura acima.

Vantagens:
A prótese fixa nunca é removida, diferente da removível ("ponte"). Ela é estável na boca e funciona de forma muito similar aos dentes naturais. É uma excelente opção, principalmente em situações onde o implante não é indicado.

Prótese Parcial Removível

Prótese Parcial Removível

É um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto, com perda parcial de dentes. É chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento que este desejar.

De um modo geral, as PPRs são indicadas para casos de perda de um número grande de dentes e, principalmente, quando ausentes os últimos dentes (dentes posteriores).

Este aparelho se fixa na boca através de grampos "semiflexíveis" metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares) e por um perfeito assentamento do aparelho sobre a gengiva das áreas desdentadas.

Os grampos não estragam os dentes naturais. Eles devem ser feitos com técnicas corretas e o portador deve higienizá-los cuidadosamente, bem como os dentes naturais e o aparelho, pois o que causa a cárie é a placa de bactérias que se fixa no dente natural e nas superfícies dos grampos. Sem a presença dessa placa bacteriana, o dente se manterá sadio (com ou sem grampos).

A prótese deverá ser removida para limpeza sempre após a ingestão de alimentos. Deve-se utilizar escovas especiais que facilitem a limpeza das superfícies internas - por exemplo, escova cilíndrica, do tipo usado para limpeza de armas. Remover bactérias, fungos e restos de alimentos do aparelho é tão importante quanto a limpeza dos dentes naturais. Para todo paciente portador de próteses, é necessário fazer visitas periódicas ao dentista, já que é considerado paciente dentado. De uma forma profissional, é preciso verificar o funcionamento da prótese e fazer a higienização dos dentes e do aparelho.

Uma PPR é mais eficiente na mastigação quando o seu número de dentes artificiais é pequeno. Quando é dento-suportada, isto é, quando existem dentes naturais nos dois extremos vizinhos ao espaço desdentado, e quando os dentes do arco antagonista são naturais ou próteses fixas.

A adaptação é fácil quando ela for bem executada e o portador tiver um mínimo de paciência para a adaptação e acomodação.

Nao se de remover a prótese ao dormir, desde que ela apresente condições de retenção, suporte a estabilidade e não esteja causando nenhum desconforto aos dentes ou aos tecidos gengivais.

Dentadura

Dentura

Qual é o melhor tipo de dentes?
É difícil estabelecer regras fixas para a escolha de dentes de porcelana ou de resina acrílica. Atualmente, a maioria dos profissionais prefere os de resina acrílica, pois apresentam como vantagens:

- não produzem ruídos quando o paciente mastiga ou fala;
- o perigo de fratura é menor;
- facilidade para ajustes oclusais.

Suas desvantagens incluem:
- a mudanças de forma e de cor;
- maior cuidado na limpeza;
- desgaste com o tempo de uso.

Vantagens dos dentes de porcelana:
- estabilidade da cor;
- facilidade de limpeza;
- o desgaste é clinicamente insignificante.

Desvantagens:
- produzem ruídos quando o paciente mastiga ou fala;
- abrasão nos dentes naturais opostos;
- perigo maior de fraturas.

Qual o tempo de duração de uma dentadura?
A cada 5 anos, o paciente deverá procurar o seu cirurgião-dentista, para uma análise criteriosa para confecção de novas dentaduras. Estética, harmonia facial, desgaste dos dentes, envelhecimento precoce, falta de retenção, reabsorção óssea, dores em algumas áreas são alguns itens importantes para indicação ou não de uma nova dentadura.

Quanto tempo é necessãrio para se acostumar às dentaduras?
A dentadura inferior leva 4 vezes mais tempo que a superior. Quanto mais tempo você empregar na mastigação, melhor será a adaptação. Não coma porções grandes de alimentos no princípio. Divida os alimentos em pequenas porções. Você terá dor e desconforto no começo; se aparecerem pontos dolorosos ou "calos" procure seu dentista, que lhe dará alívio necessário.

Que tipo de alimentos devo comer?
Coma somente alimentos macios e cremosos nos primeiros dias; à medida que for progredindo, coma alimentos mais sólidos e mastigue vagarosamente e por igual a fim de controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder.

É difícil falar com as novas dentaduras?
Se você tem tendências de misturar as palavras, ou parece difícil, pratique falando em voz alta em frente ao espelho. Normalmente, rapidamente se aprende a falar com a nova prótese.

Por que as dentaduras "machucam"?
Quase sempre elas irão provocar pequenas ulcerações na sua gengiva. É muito difícil fazer dentaduras que não traumatizem a fibromucosa, provocando dores. Quase sempre é necessário realizar controles posteriores, desgastes, ajustes oclusais etc.; não esquecer que as dentaduras são duras, rígidas e o tecido da gengiva é muito delicado e sensível.

0 que fazer com a sensação de "boca cheia"?
Para diminuir seus efeitos, engula com mais freqüência, e, depois de alguns dias, seu organismo se adaptará às novas condições. Os músculos dos maxilares, dos lábios, assim como a língua, ajudam a manter a dentadura no lugar.

Quando as dentaduras provocam náuseas e enjôos, o que fazer?
0 melhor remédio é usá-las o maior tempo possível. Esse reflexo passará logo. Seu dentista pode ajudar verificando a extensão da base e a adaptação no céu da boca.

Devo dormir com as dentaduras?
Muitos usam suas dentaduras artificiais durante as 24 horas; no entanto, se sentir dificuldades porque acorda com dor na boca, ou elas soltam à noite, melhor dormir sem elas.

Como limpar as dentaduras?
Sempre que se alimentar, fazer o possível para lavar as dentaduras por meio de escovas macias. Não usar pó para polir, eles podem conter cáusticos alcalinos, ácidos ou partículas, os quais podem arranhá-la. 0 acúmulo, de antigas partículas pode dar mau odor. Uma dentadura que não está limpa, nunca é confortável. A melhor maneira de evitar o acúmulo de tártaro é não deixar que se deposite.

Devo usar produtos de fixação?
Quase sempre não há necessidade de pó adesivo; deve-se usá-lo somente a conselho do seu dentista.

Muitos pacientes não ficam satisfeitos com a retenção das suas dentaduras; começam por conta própria ou por informação de outros a usar pó adesivo; porém, com a pressão aumentada, a gengiva se reabsorve, se contrai mais rapidamente e as dentaduras ficam cada vez mais frouxas, precisando se aumentar cada vez mais e a quantidade desses "produtos ditos milagrosos".

Fonte: APCD

© Copyright 2008 - 2025. www.teofilomarques.com.br - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: SAOL - Sistema de Administração Online